domingo, 9 de maio de 2010

Bradford

Bradford


Histórico

A raça Bradford é fruto de cruzamentos iniciados na década de 60, formando um bovino sintético que congrega em um só animal características importantes do Hereford e dos Zebuínos, sendo reconhecida pelo Ministério da Agricultura do Brasil, em 1993.

Do Zebuíno, adaptação aos trópicos, resistência aos ectoparasitas, rusticidade, rendimentos de carcaça e fertilidade.

Do Hereford, fertilidade, habilidade materna, precocidade, temperamento dócil, volume e qualidade da carne.

Toda esta seleção de características ainda é incrementada pelo benefício indiscutível da Heterose, que qualifica ainda mais o produto.

Na condição de bovino sintético, todos os graus de sangue são considerados como formadores de raça, 1/2 - 1/4 - 3/4 - 3/8 - 5/8.

Isto facilita a decisão de novos adeptos à raça Braford, pois touros de todos os graus de sangue podem ser usados na reprodução, dependendo apenas da composição genética desejada pelo criador.

O macho Braford é extremamente fértil, viril e precoce, adaptando-se muito bem às condições de reprodução a campo. Detentor de excepcional massa muscular; é incomparável na missão de produzir terneiros, e supera os 800 Kg em rústico e 1200 a galpão.

É capaz de transferir os gens de precocidade, fertilidade, temperamento dócil e qualidade de carne do Hereford e rusticidade e rendimento de carcaça dos zebuínos.

A fêmea Braford é precoce e fértil. Tem comprovado potencial de entrar em reprodução, totalmente a campo, aos 18 meses de idade. Com peso médio adulto, entre 450 a 500 Kg., tem excelente facilidade de parto e habilidade materna, desmasmando aos 4 - 6 meses, terneiros que podem ter mais de 50% do seu peso.

O novilho Braford é muito precoce na terminação, podendo ter abatido aos 18 - 24 meses de idade ( novilho precoce ) e o rendimento da carcaça fica entre 55 e 58%, com 400 a 500 Kg. Tem carcaça bem conformada, bom perfil muscular; alto rendimento de cortes comestíveis e, o que é mais importante, tem cobertura de gordura que garante a boa conservação das características de sabor e suculência, quando no resfriamento em armazéns de frigoríficos.

A aceitação dos 3/8 ou 5/8 de gens zebuínos, garante adaptação plena ao meio ambiente e sistemas de criação, desde regiões tropicais às mais frias, exclusivamente a campo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário