domingo, 9 de maio de 2010

a raça brahma

A Raça Brahman

História, Características e Vantagens competitivas
No início do século XIX, entraram nos Estados Unidos da América, zebuínos, originalmente da Índia e posteriormente do Brasil, num número estimado em 300 exemplares. Este gado tornou-se a base de formação do Brahman, raça criada naquele país nos idos de 1924, juntamente com a sua associação, a ABBA – American Brahman Breeders Association. A partir deste momento o Brahman, com sua apurada capacidade adaptativa e potencial de produção, difundiu-se rapidamente por vários países, tais como: Austrália, África do Sul, Argentina, Colômbia, Paraguai, Venezuela, México, etc, atingindo desta forma o conceito de raça com base genética zebuína mundial.

No Brasil, conforme registra a história recente, o Brahman foi introduzido a partir de 1994, quando Rômulo Kardec de Camargos e John Jefcoat, assinaram protocolo que permitiu inserir esta raça no criatório brasileiro, especialmente no âmbito da ABCZ. No ano seguinte, tão logo os primeiros animais desembarcaram no País, a raça Brahman passou a ocupar lugar de destaque, graças aos atributos que lhe são inerentes.

Para elucidar as vantagens competitivas do Brahman, vale salientar o eficiente aproveitamento de forragens, mesmo as mais grosseiras, habilidade que possibilita a raça superar às demais no quesito “conversão alimentar” tanto em criatórios extensivos como intensivos. Além disso, o Brahman detém outra excepcionalidade, servindo como base para a produção de novilhos precoces nos trópicos, pois apresenta a conformação frigorífica e as melhores características da carne saudável, preferida hoje na maioria dos países.

É notório, portanto, o triunfo de uma raça que, partindo de uma base restrita sob o ponto de vista genético, alcançou, após mais de um século de seleção, um extraordinário e incontestável ganho de qualidade. A criação do Brahman no Brasil, já parte assim, do que há de melhor atualmente no mundo.

Hoje, a raça está presente nas mais diferentes regiões, revelando a já esperada adaptação, desde o Pará até o Rio Grande do Sul, passando por Goiás, Mato Grosso, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais, onde a raça está em franca expansão, o que suscitou a criação da AMB – Associação Mineira do Brahman.

Algumas características e vantagens competitivas do Brahman

Tolerância ao calor e a temperaturas baixas
Assim como outras raças zebuínas, o Brahman exibe tolerância a altas temperaturas. Os pelos são curtos, grossos e sedoso, refletindo a radiação solar, enquanto a pele solta e escura, amplia a sua tolerância ao calor. Como característica particular, o Brahman herdou a capacidade de, no frio, contrair a pele, aumentando a espessura, assim como a densidade dos pêlos. Em adição, esses ficam longos e toscos, caracterizando uma pelagem inferior densa.

Facilidade de parto
O bezerro Brahman pesa, em média 27 a 29 kg ao nascer, tendo ainda cabeça e ombro bem proporcionados sem serem grandes. Estas características, aliadas ao fato de que as vacas possuem ampla área pélvica, traduzem numa expressiva facilidade de parto. Tais habilidades são integralmente transmitidas às fêmeas F1, na maioria dos sistemas de formação de bovinos compostos.

Desempenho reprodutivo
Uma outra marca da adaptação ambiental do Brahman está na sua capacidade de manter alta eficiência reprodutiva por um período de tempo superior aos das outras raças, tanto nas fêmeas quanto nos machos, o que se traduz em alto índice de permanência no rebanho, característica amplamente valorizada nos atuais programas de seleção genética. Com relação às primeiras, essas exibem crescente precocidade na maturidade sexual, parem com facilidade e retornam com rapidez à atividade reprodutiva. Por sua vez, os machos atingem os melhores indicadores de monta a campo, servindo sempre o número ideal de fêmeas por estação reprodutiva, especialmente nas condições de altas temperaturas do Brasil Central.

Cruzamento
Por ser um Bos Indicus (nome científico dos zebuínos), o Brahman transmite notável vigor híbrido nos cruzamentos com as raças ditas taurinas. Isto se traduz por maior taxa de crescimento, melhor eficiência de conversão alimentar e produção de carne magra, ou seja, sem altos teores de gordura entremeada nas fibras musculares. A tudo isso soma-se a excelente carcaça, precocemente maturada.

Resistência a doenças, ectoparasitas e insetos
Esta característica está estreitamente associada à sua origem indiana, onde o ambiente exerceu forte pressão de seleção dos mais aptos às condições adversas. Esta herança traduz-se, entre outras coisas, na capacidade de tolerar temperaturas altas, na pigmentação geral do corpo, o que previne a maior parte dos ectoparasitas mais comuns e mesmos as ocorrências mais exóticas, como o câncer de olho. Por sua vez, A cor clara dos pêlos atrai poucos insetos, enquanto que a pele pigmentada e grossa impede a penetração dos mesmos. Além disso, as secreções das glândulas sudoríparas funcionam como um repelente natural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário